Infantil 2B e 4º Ano trabalham em conjunto e aprendem valores importantes
O que é uma casa? Qual a sua função? Será que a casa pode ter uma relação analógica com as nossas vidas?
As paredes, portas, janelas e teto protegem a casa e ninguém consegue ver o que há dentro dela. Quando alguém bate na porta pedindo para entrar, abrimos apenas para quem conhecemos e queremos receber como visita ou hóspede. Essa é uma das temáticas que as crianças do Infantil 2B estão investigando. As brincadeiras e narrações de histórias têm tido a intenção de vivenciar e relacionar o que vemos e vivemos com o mundo interno, gradativamente fazendo a analogia da Pedagogia Logosófica sobre a Casa Mental.
Em uma tarde, as crianças exploraram caixas de sapato buscando empilhá-las para construir uma casa, mas a cada tentativa elas perceberam que a casa não ficava fixa, a qualquer movimento tudo desmoronava.
Como as crianças do 4º Ano estão aprendendo sobre as moradias no meio rural e urbano e adoram fazer atividades com materiais recicláveis, elas se propuseram a construir uma casa de bonecas feita com caixas de papelão e outros materiais reutilizáveis. As crianças do Infantil 2B ficaram animadas em colaborar na construção dessa casa e aprender com as crianças maiores.
No Momento Cívico, após cantar o Hino Nacional, o 4º Ano contou a experiência ao Colégio e uma criança manifestou o que sentiu ao fazer a atividade com a turma de crianças menores: "Me senti um professor pequeno ajudando todos eles". Em seguida, o 4º Ano convidou a turma do Infantil 2B para ir ao palco e entregar as duas casas construídas em conjunto.
Foram momentos de alegria, de valorizar o conhecimento e aprender sobre processo e a paciência, pois a construção da casa demandou esforço de todos e não ficou pronta de um dia para o outro.
“Assim como se arruma a casa quando se espera visitas de grande estima, também é necessário preparar a casa mental para receber os pensamentos de íntima preferência; nela não devem permanecer, um só instante, os incapazes de realizar o bem. Os pensamentos logosóficos, além do saber que contêm, possuem a essência de uma ética superior, e só permanecem na mente quando quem os recebe experimenta a sensação do bem recebido, mas se retiram quando percebem que sua presença não é grata ou que não fizeram o ser feliz.” Pedagogia Logosófica