Sistema de Avaliação
Os seguintes documentos serão utilizados para registro da vida escolar da criança:
Portfólio
O portfólio representa a avaliação processual, contínua e constitui-se em registro da história da vida escolar da criança.
É individual e apresenta os seus avanços e os desafios a superar, seja em relação aos aspectos curriculares ou formativos de cada criança.
O portfólio é semestral na Educação Infantil e trimestral no Ensino Fundamental I.
Relatório
O Relatório é uma grande oportunidade de registrar o projeto desenvolvido pela turma dentro do tema anual e as observações de cada criança, suas características individuais, desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento e convivência com os demais. Segundo o Projeto Político Pedagógico do nosso Colégio, “O objetivo principal desse acompanhamento e avaliação é o de oferecer experiências adequadas para que a criança tenha a oportunidade de se desenvolver integralmente, conseguindo, assim, ampliar seus conhecimentos bem como adquirir outros novos de fundamental importância para a sua vida”.
Na Educação Infantil, o relatório é semestral e norteado pelas indicações contidas para cada faixa etária no Currículo Base do Território Catarinense.
No Ensino Fundamental I, o relatório é trimestral e norteado pelas indicações para cada faixa etária na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Boletim
Onde são registradas as notas e a frequência a cada trimestre.
As crianças do Ensino Fundamental I são avaliadas também de forma quantitativa (nota). Considera-se para tal conduta, participação, interesse, produções, pesquisas, atividades de aprendizagem para casa, exercícios avaliativos, provas, atividades de recuperação e outros recursos a critério do docente. Será considerado aprovado quanto ao rendimento escolar, o aluno que alcançar os mínimos estabelecidos, ou seja, 70% de aproveitamento escolar e 75% de frequência.