Infantil 1 faz culinária com a turma do 3º Ano e aprende valores importantes
A ideia de fazer uma culinária com o Infantil 1 e o 3º Ano do Ensino Fundamental surgiu depois que as duas turmas fizeram a mesma culinária para o Encontro das Famílias: um bolo de laranja. As professoras aproveitaram a oportunidade para planejarem uma nova culinária para que a turma do 3º Ano pudesse cuidar e ensinar o que sabe aos pequenos do Infantil 1.
As professoras do Infantil 1 prepararam as crianças mostrando imagens de outras culinárias que fizeram anteriormente e explicando que desta vez seria em um espaço diferente, com outras crianças maiores e que seria o mesmo bolo que foi feito para as famílias. Quando as professoras perguntaram quem queria fazer novamente o bolinho de laranja, a alegria foi geral e todos levantaram as mãos dizendo “eu!”.
A atividade aconteceu na cozinha experimental e as crianças do 3º Ano colaboraram ajudando as crianças do Infantil 1 a colocarem os ingredientes e a mexerem a massa. As crianças tiveram a oportunidade de aprender, de uma forma lúdica, noções de quantidade, conceito de cheio e vazio, exercitar a coordenação motora fina, conhecer textura, explorar as cores dos ingredientes e também conceitos, como a paciência ao esperar a vez para poder mexer na massa, a generosidade em querer cuidar dos menores e a amizade.
Após a culinária, as crianças tiveram a oportunidade de brincarem juntas de correr, pega-pega e de bola. Enquanto brincavam, uma criança do 3º Ano perguntou à professora Patrícia que disciplina era aquela. A professora explicou que era uma vinculação, pois eles estavam aprendendo a brincar junto com os pequenos. A professora Elba explicou também que aquele momento era bem especial e que eles estavam tendo a oportunidade de ensinar muitas coisas que as crianças do Infantil 1 não sabiam. A criança, então, falou para as professoras: “Eu estou adorando esta atividade”.
No final da tarde todos tiveram a oportunidade de saborear o delicioso bolo de laranja. As crianças adoraram!
"Porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo, ou, dito de outro modo, enquanto por um lado o ser aprende, por outro, aplica esse conhecimento a si mesmo e, ensinando a si mesmo, saberá depois como ensinar aos demais com eficiência." Pedagogia Logosófica