2º Ano explora os sons do metalofone e aprende sobre a hora de ouvir e de falar
Para auxiliar na investigação sobre como são produzidos os sons graves e agudos, as crianças do 2º Ano receberam tubos de diferentes tamanhos e foram desafiadas a montar um metalofone.
Como o instrumento produz sons muito sutis, para prepará-las para a aula, as professoras deram indicações precisas e trabalharam o tema Saber ouvir e Saber falar. Para isso, elas retomaram o poema presente na agenda de 2017, que também foi tema das aulas de Ética:
Saber ouvir e saber falar.
Deus nos deu o
dom da palavra.
Para fazermos o bem,
Por isso, não devo usá-la
Para magoar ninguém.
Saber ouvir e falar
É sinal de evolução,
Mostra respeito, cuidado,
E causa boa impressão.
Quem cuida de suas palavras,
pensa antes de falar,
por isso todos escutam,
quando vai se expressar.
Quem cuida de suas palavras,
e ouve com discrição,
é um ser que sabe inspirar,
confiança e afeição.
Após a leitura, foi realizada a seguinte pergunta: “Quais são as atitudes que nos ajudam a ouvir e falar melhor?”. A partir das respostas das crianças, as professoras foram elencando quais atitudes todos deveriam ter para que pudessem participar ativamente da atividade, experimentando os sons do metalofone, tendo cada uma a sua própria experiência.
As crianças perceberam que os sons graves são produzidos por tubos mais longos e sons agudos são produzidos por tubos mais curtos, expandindo os conceitos já experimentados nas aulas de musicalização.
“Quando o homem aprende a conhecer seus próprios pensamentos, os localiza em sua mente e os seleciona para servir-se dos melhores; e quando sabe que pode criar pensamentos próprios em vez de usar os alheios, e exercita sua faculdade de pensar, já está de posse de uma chave para dominar seu campo mental e estabelecer suas defesas mentais.” Pedagogia Logosófica