Crianças do Infantil 2A aprendem sobre as formas geométricas: quadrado e triângulo
Para aprender a identificar as formas geométricas triângulo e quadrado, o Infantil 2A realizou diversas brincadeiras. No chão da sala referência, as professoras fizeram quadrados grandes com fita crepe, e neles as crianças brincaram de pular dentro e fora, de andar equilibrando por cima da fita, fazer o carrinho andar pela fita, estacionar os carrinhos dentro da forma, sentar dentro delas, etc.
Em todos os momentos de brincadeiras, as professoras chamaram atenção para o formato quadrado, em peças de encaixe, em potes de lanche, em brinquedos de cozinha, nos pisos do Colégio, enfim, em tudo que nos cerca. As próprias crianças já avisavam as professoras quando enxergavam a forma do quadrado em algum objeto.
No momento do lanche, ao observar o formato do pote de seu lanche, uma criança disse: “olha pofe, um cadado”.
No Jardim Sensorial, brincando com potes e tampas quadrados e uma bacia grande cheia de água, foi possível encher e esvaziar várias vezes os potes, o que propiciou nas crianças a percepção que uns potes eram menores e outros maiores, que uns cabiam dentro de outros; que podiam empilhá-los e passar a água de um para o outro.
As crianças ainda coloriram diversos quadrados impressos em uma folha, utilizando lápis de cor, giz de cera e canetinha, podendo explorar diversas cores e tipos de materiais. Fizeram uma colagem com quadrados de diversos tamanhos e cores; brincaram de colar e descolar do quadro magnético quadrados estimulando a coordenação motora fina, os sentidos e também o aprendizado!
Após explorarem bastante a forma quadrada, as professoras apresentaram às crianças outra forma geométrica: o triângulo! Também fizeram junto com as crianças triângulos com fita no chão da sala e ofereceram diversos triângulos com ímã para que colassem no painel magnético, além de colarem triângulos de diversos tamanhos e cores em uma folha preta, treinando a coordenação motora fina.
Na caixa de areia do Jardim Sensorial foi feita uma “caça ao triângulo”. As crianças estavam atentas e animadas com a busca das formas geométricas que estavam enterradas naquele espaço. À medida que iam encontrando os triângulos, mostravam satisfeitos para as professoras. Quanta valentia e superação das crianças!
“Quando na vida diária o ser humano concentra sua atenção nas atividades que desenvolve durante o dia e, atento a seu esforço, busca a solução para os problemas que se apresentam e os resolve, experimenta com isto uma grande alegria.” Sabedoria Logosófica