Infantil 5 amplia conhecimentos sobre o mar
Em um lindo dia de sol, a turma do Infantil 5 realizou uma saída de estudos até uma praia localizada ao leste de Florianópolis, chamada Barra da Lagoa. Chegando lá, os alunos tiveram a oportunidade de viver algo muito particular da cultura açoriana: a pesca e o arrasto de tainha, peixe típico da ilha de Florianópolis. As crianças puderam observar de pertinho, como é feito esse movimento pelos pescadores e voluntários, que com muita colaboração e esforço, puxam uma grande rede e têm como resultado a garantia de obter muitos peixes para o comércio. As crianças vibravam de alegria e puderam até pegar alguns peixinhos na mão!
Os alunos também fizeram um delicioso piquenique na areia com direito a milho verde, e aproveitaram para brincar por lá, escrevendo seus nomes pertinho do mar, balançando nos brinquedos de madeira e correndo pela praia!
Em seguida, a turma ampliou seus conhecimentos sobre o Projeto Tamar, projeto este que realiza pesquisas e conservação de 5 espécies de tartarugas marinhas que habitam o litoral brasileiro. Lá fizeram uma grande descoberta: ao mesmo tempo em que os seres humanos são os maiores predadores de tartarugas do mundo (por jogarmos lixo nas praias e mares), também temos a oportunidade de estimular e realizar o pensamento de colaborar com a preservação dessa espécie, o que representa pensar no bem da humanidade. As crianças ficaram muito estimuladas com esse poder!
Essa saída de estudos fez parte da culminação do projeto Descobrindo o Mar que a turma desenvolveu nesse primeiro semestre do ano e complementou os conhecimentos adquiridos com as pesquisas e apresentações dos animais marinhos, realizadas em sala.
“Na própria Natureza, quando se interrompe um processo, se altera a harmonia de suas combinações, se perturbam as funções dos elementos que intervêm nele e, finalmente, se malogra sua manifestação, ou seja, o resultado do processo. E se isso ocorre justamente nos seres mais visíveis da Criação, não é admissível que, em se tratando do homem, exista uma exceção. O segredo está, pois, na continuidade, na não interrupção das energias de que se dispõem para alcançar um propósito que haverá de se vincular estreitamente à vida.” Pedagogia Logosófica