2º Ano amplia conhecimentos sobre o gênero textual "carta pessoal"
Como complemento dos estudos realizados pelas crianças do 2º Ano do Ensino Fundamental sobre o gênero textual carta pessoal, cada criança escreveu uma carta para um colega e todos juntos visitaram uma agência de Correios para fazer a postagem. O atendente do Correio, muito simpático e solícito, explicou todo o processo que aconteceria com a carta que os alunos estavam postando e respondeu a todas as perguntas feitas pelos alunos. Cada um comprou o seu selo e verificou o troco recebido.
Essa saída de estudos proporcionou um maior conhecimento sobre o funcionamento dos Correios, o processo de separação e envio das correspondências, ofereceu a oportunidade para que as crianças exercessem sua autonomia sendo responsáveis pelas próprias postagens e, também, uma melhor percepção de conceitos matemáticos no dia a dia. Para surpresa e alegria de todos, havia um selo especial da Copa do mundo, o qual foi utilizado nas cartinhas.
Além de tudo, a experiência proporcionou um maior conhecimento sobre a comunicação humana e a importância da correspondência, não só como carta enviada e recebida, mas também como ato, processo e efeito de apresentar ou estabelecer reciprocidade em algo, que bem pode ser no pensar e no sentir em relação à superação individual e coletiva.
“Esta mesma correspondência é a que se estabelece entre todos os que, sustentando o ideal logosófico, sentem e experimentam iguais ou similares motivos de alegria, entusiasmo e felicidade. Tão efetivo acercamento espiritual dos seres entre si, propiciado pela vinculação simpática de seus anelos e pensamentos, permite um desenvolvimento mais amplo das aptidões internas, o que é também favorecido pela observação consciente e pelo intercâmbio de apreciações sobre qualquer ponto que interesse vivamente à própria evolução.” Sabedoria Logosófica