Infantil 3 aprende a praticar atitudes de bem e a se superar
Estimular valores, atitudes de bem e superação, buscando os motivos nos pensamentos e sentimentos, ou tentando descobrir quais movimentos mentais e sensíveis foram a base delas, faz parte da Pedagogia Logosófica. Tendo isto em vista, a turma do Infantil 3 está bastante estimulada com o projeto das superações! O objetivo é estimular o bem, ressaltando a parte boa de cada criança, valorizando seus gestos positivos, suas conquistas e superações para que queiram ser melhores.
Ao estender essa oportunidade para a família, os pais observam e refletem junto com as crianças sobre suas superações, e mandam bilhetinhos na agenda contando sobre elas.
Durante as rodas de conversa é feita a leitura dos bilhetinhos pela professora, sem dizer o nome das crianças, e cada um ouve atentamente tentando identificar se aquela é a sua superação. Esta é uma forma de olhar para o mundo interno para buscar o que deve ser melhorado, o que já foi superado e o que outra criança superou que eu também poderia superar. Além disso, é um momento em que ficamos felizes com as próprias conquistas e com as conquistas dos outros colegas!
Identificar a primeira letra do nome, colaborar com os pais na organização da mesa do café da manhã e substituir um pensamento de contrariedade pelo de alegria, compreendendo e sentindo o valor dessa experiência são algumas das conquistas dos pequenos valentes do Infantil 3! E assim, o painel de jardim de tulipas feito com a dobradura dos bilhetinhos da superação está ficando cada dia mais florido!
“Convém, portanto, que cada um assegure dentro de si mesmo a consciência da vida que vive, sabendo por que a vive. Isto criará constantes estímulos, e a sensação de alegria que se vai experimentar suprirá a angústia anterior, permitindo, assim, na nova forma de vida, o nobre e amplo uso das faculdades da inteligência. Desse modo, tudo será útil e benéfico para a observação, visto que, para os fins da superação integral que se busca, nada será indiferente.” Pedagogia Logosófica