Crianças do 2º Ano conhecem as histórias umas das outras por meio de objetos familiares
A turma do 2º Ano tem realizado importantes descobertas a respeito da construção da história da sociedade e de nós mesmos. Os alunos participaram de uma roda de conversa e compartilharam os objetos que fazem parte da historia da família. Assim, todos descobriram que não fazem história sozinhos, e sim com o grupo de pessoas que vivem, em um lugar e uma época. Os objetos que contam a história da família são considerados documentos históricos não escritos (materiais).
Dentre os mais diversos objetos, uma das crianças trouxe algo que seu avô ganhou de presente. E fez mistério: trouxe o objeto em uma caixa, e convidou os colegas para adivinharem. Foi assim que a turma conheceu um rádio que tem mais de 40 anos! Claro que as crianças, quando souberam que ainda ligava, quiseram testar. Mas, na sala, ele não funcionou.
Então, as crianças tiveram a ideia de chamar o responsável pela Tecnologia da Informação do Colégio, Felipe Alderette, que explicou que os rádios antigos funcionavam, com antenas, e tivemos a oportunidade de ouvir algumas notícias que estavam veiculando. Foi uma experiência muito rica!
Neste momento as crianças tiveram a oportunidade de se expressar, compartilhando com os colegas um pouco da própria história.
"Geralmente, somente aqueles que sentem o despertar de uma inquietude interna interessam-se pelo que está além do conhecido na vida comum; e é a partir desse momento que começa a se estabelecer um contato entre a vida individual e a vida universal que, embora muitas vezes seja indireto, nem por isso é menos positivo. É então quando o homem começa a preocupar-se de um modo especial com a história da humanidade, com os fatos históricos mais significativos de seus semelhantes e com tudo quanto a Natureza apresenta à sua vista e à observação de sua inteligência. Esta inquietude é a que mantém vivo o anelo de arrancar das profundezas ignoradas os segredos que iluminarão seu espírito.” Sabedoria Logosófica