Infantil 3 participa da colheita de aipim
As colheitas na horta do Colégio estão proporcionando muitas aprendizagens transdisciplinares para todas as turmas, do Infantil ao Fundamental. São conceitos de educação ambiental - agroecologia, biologia, geografia, ensinamentos logosóficos, entre outros, trabalhados na prática!
No final de abril, por exemplo, diversas turmas foram convidadas para a colheita do aipim, também conhecido como mandioca. Todo o cultivo foi realizado com a participação das crianças, que também recolheram as cascas de frutas dos seus lanches e realizaram a compostagem, cujo produto foi usado para adubar o solo, proporcionando o cultivo orgânico da planta.
A turma do Infantil 3 participou com muito entusiasmo. Os pequenos se esforçaram para carregar a grande raiz carregada de mandiocas. A professora Gleise, de Educação Ambiental, explicou que é a partir do caule que nascem novas plantas. Bastante nutritivo, do aipim se faz tapioca e também o polvilho utilizado no pão de queijo, que as crianças tanto gostam.
No dia seguinte, todas as turmas do Colégio foram convidadas para saborear uma deliciosa e saudável sopa de aipim, aindamais valorizada porque foram as próprias crianças que plantaram e colheram!
“A terra, como parte integrante da Criação, cumpre sua função evolutiva através de grandes processos, que se verificam em suas entranhas e em todos os seus confins. O conjunto de suas manifestações físicas se chama Natureza, e é essa mesma Natureza a que, expressando-se num sem-número de variações, mostra à inteligência humano que tudo nela se leva a cabo mediante processos que se efetuam com precisão matemática. À realização desses processos se deve a presença de uma infinidade de maravilhas que a Natureza torna manifestas aos olhos humanos, e é a eles que o homem deve tudo quanto sabe, pois ao observá-los extrai os mais valiosos elementos para sua iniciativa.” (Pedagogia Logosófica)