4º Ano conhece a Estação de Tratamento de Água de Florianópolis
A turma do 4º Ano do Ensino Fundamental investigou as características da água potável, como mistura homogênea com diversos sais minerais, bem como os processos de separação de misturas envolvendo a água, como a decantação, a floculação e a filtragem. Realizou experiências no laboratório de lógica e descobriu como funciona uma estação de tratamento de água, tanto a partir do material didático usado pelo Colégio (Abramundo/Experimenta), quanto com recursos multimídia.
“Neste contexto, ampliamos nossa investigação para o caminho percorrido pela água no Colégio Logosófico, verificando como ela chega neste espaço e como é distribuída, bem como a captação e uso de água da chuva, com o auxílio da professora de Educação Ambiental”, contou a docente da turma, Débora Piangers. Investigação semelhante foi feita pelas crianças em casa, com a participação das famílias. Como registro de todos estes aprendizados, as crianças produziram cartazes.
Para ampliar ainda mais os conhecimentos sobre o tema, os alunos fizeram uma saída de estudos para uma estação de tratamento de água, localizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha de Santa Catarina. As crianças puderam verificar na prática como são as etapas de tratamento da água, iniciando pela captação, que é feita na Lagoa do Peri. Observaram um grande tanque de armazenamento da “água bruta”, como é chamada a água antes do tratamento, e as bombas que encaminham esta água para a estação. Conheceram o local onde a água é misturada a diversas substâncias, para equilibrar a concentração de hidrogênio (o PH, que indica acidez ou não) e também para fazer a floculação, agrupando as partículas de sujeira em flocos maiores para facilitar a filtragem. Nesta terceira etapa, a água passa por grandes tanques onde é filtrada.
Nesta estação, devido às características da fonte de água, não é necessário fazer a decantação, esperando estas partículas de sujeira se depositarem nos fundos do tanque. Por fim, na última etapa de tratamento, a água passa para outros tanques onde acontece a fluoração e cloração, adicionando flúor, para evitar cáries na população, e cloro, para manter a água potável. Assim, ela está pronta para ser distribuída aos moradores de diversos bairros próximos. A turma também conheceu o laboratório onde é feito todo o controle da qualidade da água e do funcionamento da estação, que é de 24 horas por dia.
Para encerrar a visita, as crianças foram até a Lagoa do Peri, onde assistiram a uma palestra e puderam conhecer melhor a fauna e flora do Parque Municipal, bem como todo o trabalho de preservação ambiental feito ali, além de realizar um gostoso piquenique.
“Foi uma tarde de muita aprendizagem e convivência, quando pudemos ver na prática todo o trabalho necessário para o fornecimento de água potável em nossas casas e Colégio”, destacou a professora Débora, que ainda acrescentou “essa oportunidade nos fez sentir muita gratidão pelas pessoas que trabalham na estação de tratamento e reforçou nossa consciência das atitudes necessárias para preservar e economizar a água potável”.
“Tudo o que permaneça alheio ao homem é como se não existisse para ele, mas nem por isso deixa de existir para os demais. Nada se manifesta à mente humana, se ela não começa por se mostrar acessível ao conhecimento que generosamente se apresenta a sua investigação.” Pedagogia Logosófica