Construção de caverna gera estímulos para Infantil 5 conhecer a escrita
Com a proposta de entender como ocorreu a evolução da escrita, o Infantil 5 desenvolveu o projeto das Cavernas. A partir de conversas com as docentes e de pesquisas feitas em casa, a turma fez um esboço para construir uma caverna no Salão Multiuso do Colégio. A montagem gerou muitos estímulos para a aprendizagem.
Ali, as crianças fizeram rodas de conversa e reflexões sobre os primeiros registros que os homens deixaram nas rochas: as pinturas e inscrições rupestres. O homem, na Pré-História (antes de criar a escrita), pintava figuras humanas e animais nas paredes das cavernas. Alguns historiadores apontam que os desenhos poderiam ter o objetivo de criar a imagem do que viveriam: da caça que realizariam, por exemplo. As crianças também tiveram a oportunidade de deixar seus próprios registros nas paredes da caverna que construíram.
A atividade proporcionou a reflexão sobre o registro do que viveram e ainda o registro do que pretendem viver. Através dos questionamentos feitos pelas docentes, a turma também observou a capacidade de pensar e criar (que somente o homem tem) possibilitando adquirir conhecimentos e, assim, evoluir (externa e internamente).
No encerramento do projeto, as crianças “brincaram de homens da caverna”: usaram vestimentas similares e comeram frutas colocadas em cascas de bananeira. Na parede da caverna construída por elas, o projetor exibia as imagens dos desenhos feitos na Pré-História. Foi um momento vivido com bastante entusiasmo!
Na Feira do Conhecimento, em agosto, o Infantil 5 apresentará a caverna e o que aprendeu para as demais turmas e familiares.