Professores ampliam conhecimento sobre reciclagem de resíduos
Os professores da Unidade Florianópolis visitaram o pátio de compostagem da Procomposto, empresa de Florianópolis que oferece serviços de coleta, transporte e tratamento de resíduos orgânicos. Localizado no bairro Cachoeira do Bom Jesus, o pátio recebe resíduos de alimentos e de jardinagem, coletados em restaurantes e outros estabelecimentos que contratam a Procomposto. Os resíduos são empilhados e periodicamente revirados para a distribuição do calor, umidade, oxigênio e outros componentes. Este controle garante a decomposição adequada até a transformação em composto orgânico, usado como adubo em hortas e jardins, explica Filipe Geremias, engenheiro agrônomo da Procomposto.
Além de produzir o fertilizante natural rico em matéria orgânica, a compostagem contribui para a saúde pública e proteção do ambiente ao reduzir poluentes do ar, água e do solo.
A visita dos professores faz parte do projeto de educação ambiental do Colégio. Neste ano, foi contratada a pedagoga e engenheira agronôma Gleise Nunes Pires Giovanaz, como professora de Educação Ambiental, e instalado o Laboratório de Educação Ambiental, que inclui duas pequenas composteiras. Cada turma recebeu um baldinho e as crianças são orientadas para colocar, no momento do lanche, as cascas das frutas consumidas. Periodicamente, os baldes são esvaziados nas composteiras do Laboratório e no minhocário da horta.
A mobilização do Colégio integra a proposta Transformando o mundo a partir de si mesmo, tema deste ano do Sistema Logosófico de Educação, que norteia as atividades dos Colégios Logosóficos. As transformações do mundo físico podem servir para compreender como realizar as do próprio mundo interno e obedecem a processos que é preciso conhecer:
“A terra, como parte integrante da Criação, cumpre sua função evolutiva através de grandes processos, que se verificam em suas entranhas e em todos os seus confins. O conjunto de suas manifestações físicas se chama Natureza, e é essa mesma Natureza a que, expressando-se num sem-número de variações, mostra à inteligência humana que tudo nela se leva a cabo mediante processos que se efetuam com precisão matemática. À realização desses processos se deve a presença de uma infinidade de maravilhas que a Natureza torna manifestas aos olhos humanos, e é a eles que o homem deve tudo quanto sabe, pois ao observá-los extrai os mais valiosos elementos para sua iniciativa.” (da Sabedoria Logosófica)