Unidade Florianópolis recebe mais de 100 professores para curso sobre horta
Cerca de 120 profissionais da rede pública municipal participaram de um curso sobre Horta nas escolas, realizado no Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis. O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, UFSC e UDESC e ministrado por docentes dessas universidades, além da professora de Educação Ambiental do Colégio, Gleise Nunes Pires Giovanaz.
Esta formação tem como principal objetivo a potencialização/ampliação das ações na relação ensino e aprendizagem com o uso do espaço da horta escolar como um laboratório rico de possibilidades pedagógicas; pois nele é possível trabalhar questões pedagógicas de diferentes áreas do conhecimento, auxiliando no planejamento dos educadores.
O recém-instalado Laboratório de Educação Ambiental, a horta e os diversos espaços verdes do Colégio oportunizaram as aulas práticas do curso O ambiente horta como espaço de aprendizado no contexto do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Além de professores, participaram nutricionistas e merendeiras das escolas públicas de Florianópolis.
A direção do Colégio destaca que o momento foi planejado e vivido com grande entusiasmo, pois “sabemos o quanto é importante investirmos na capacitação dos professores”. “Também percebemos que foi uma referência para as crianças, pois ficavam muito felizes quando contávamos o que esses professores estavam fazendo no Colégio”, disse a diretora Marisa Celita.
A partir das aulas práticas e teóricas, os participantes receberam atividades para desenvolverem em suas respectivas escolas. No dia 17 de outubro, eles voltam a se encontrar no Colégio Logosófico para concluir o curso.
Todos os participantes foram presenteados com o livro de Logosofia, A herança de si mesmo, que contém conceitos que levam a refletir sobre como podemos enriquecer a própria herança do ponto de vista mental, sensível e espiritual pois, para a concepção logosófica, a base da Educação Ambiental está no respeito e afeto que surgem pela natureza quando o conhecimento sobre ela caminha paralelo ao conhecimento de si mesmo.