Aula de História ou Aula para a Vida?
Na introdução da aula de história do 2º ano, além de conversarmos sobre o que é a História e sua importância, falamos sobre pessoas que deixaram um bem para a humanidade. Dentre elas falamos de Carlos Bernardo González Pecotche, Marie Curie, Santos Dumont, Ada Lovelace e Galileu Galilei.
Antes de apresentarmos para as crianças esses nomes refletimos e pensamos sobre o que é um bem. Foram levadas várias perguntas para as crianças como: “O que é o bem?”, “Qual bem eu conheço que ajuda a humanidade na mente e no coração?”, “Será que tudo que achamos que é um bem o é de verdade?”.
Nesta última pergunta as crianças ficaram muito curiosas e surpresas, dizendo que elas entendiam que o bem é algo bom que se faz pelo outro. Então com um exemplo a professora perguntou: “Se eu termino uma atividade e vou ajudar meu amigo, posso mostrar meu caderno para ela? Isso é fazer o bem?” As crianças em unanimidade disseram que não. E a professora: “Mas estou ajudando ela. Por que não é um bem?” E uma criança disse: “Porque não estou deixando ela pensar com a mente dela”.
Todos consentiram. Além das aulas de história se tornarem um campo de muita investigação, aprendemos como ajudar o amigo, onde sempre é recordado pelas crianças a importância de que o outro pense com a própria mente.
“Muitos exemplos já houve no mundo; muitos acontecimentos estão registrados na História. Por que, então, não ensinar a extrair deles conseqüências úteis e felizes para vida?...Faz-se necessário, repetimos, que a juventude caminhe na esteira dos exemplos; que se guie por eles, sobretudo por aqueles que deixaram uma pegada mais profunda nos caminhos do mundo; só assim poderá surgir nela a luz de novas inspirações.” Pedagogia Logosófica