2º Ano: Comemorando o dia 11 de Agosto
A turma do 2º Ano realizou uma atividade muito especial em comemoração ao dia 11 de Agosto, data em que se comemora o aniversário de Carlos Bernardo González Pecotche, Patrono do Colégio e os 93 anos de criação da Logosofia no mundo.
Para que as crianças pudessem se vincular um pouco mais com a história do Patrono do Colégio, as professoras apresentaram um vídeo mostrando um pouco da sua história quando criança, assim a turma teve a oportunidade de ver o quanto Carlitos gostava e aprendia com a natureza e como ele tinha uma grande vontade de aprender e ajudar outros seres. As crianças se surpreenderam com o tanto de perguntas que ele fazia, tais como: “Por que a gente nasce?”, “Quem inventou as palavras?”, “Para onde a gente vai quando sonha?”.
Após assistir ao vídeo, as professoras falaram sobre o sentimento de gratidão que é quando reconhecemos um bem que recebemos. Com esse movimento a turma teve a oportunidade de pensar o quanto de bem recebem no Colégio todos os dias e para demonstrar gratidão, confeccionaram um cartaz com rosas, pois viram na história que o menino Carlitos gostava muito de rosas. Outro recurso para que pudessem reconhecer o bem recebido foi completar a frase em uma cartinha: “o que tenho recebido neste ambiente de afeto e alegria...”, foram muitos registros especiais: “tenho recebido afeto e amizade”, “amor”, “amigos e superações”.
Para finalizar a atividade com muita alegria, as crianças saborearam um delicioso cachorro-quente e suco de laranja preparado com muito afeto pelos colaboradores do Colégio!
“Como não guardar gratidão a tudo aquilo que cooperou para tornar mais fácil e feliz o transcorrer dos dias? Deter por um instante, pois, o pensamento naqueles que nos proporcionaram um bem é render-lhes uma justa homenagem, da qual a alma jamais se arrepende, especialmente porque nesses instantes a própria vida parece adquirir outro conteúdo, e o ser, como se uma força titânica, sublime e cheia de ternura o impulsionasse, sente-se disposto a ser mais bondoso e melhor.”
Pedagogia Logosófica