Infantil 5 B está aprendendo sobre a paciência inteligente
Pensando em desenvolver o conceito de paciência inteligente, o Infantil 5 B iniciou a leitura do livro “Aninha e seu pé de feijão”, escrito por Marismar Borém com ilustrações de Jéssica Olmedo. A história se inicia com a personagem principal querendo andar de bicicleta sem o apoio das rodinhas laterais, mas como ainda não treinou o suficiente, não consegue e se frustra. Para desenvolver o conceito da paciência, sua mãe propõe a realização da experiência de plantar um feijão. O livro está sendo lido em partes, para explorar o conceito e realizar a mesma experiência da Aninha.
Antes de iniciar a experiência, as professoras Shirley Machado e Anna Júlia Fiuza combinaram de realizá-la como cientistas. Entregaram grãos de feijão para as crianças observarem e registraram as perguntas que surgiram: Como cultivar a paciência? Como se fez esse pedaço tão pequeno e branco? Por que o grão de feijão é meio amarelo por dentro? Mas as nossas perguntas centrais, aquelas que estamos investigando com as experiências, nesse momento são: Como nasce o pé de feijão? De que o feijão precisa para crescer?
Para investigar, a turma está fazendo a experiência de quatro formas para testar algumas possibilidades: 1 - pouca luz, com água; 2 - sem luz, com água; 3 - com luz, sem água; 4 - com luz, com água. Algumas crianças afirmaram que não tem como o feijão germinar nas condições 2 e 3. As professoras aproveitaram para conversar sobre a turminha já ter alguns conhecimentos sobre o crescimento das plantas, mas que antes é preciso realizar as experiências para confirmar por si mesmos aquilo que está ao seu alcance. E assim fizeram! Colocaram três grãos de feijão em cada uma das experiências e estão acompanhando. Assim como os cientistas, estão observando seus feijões todos os dias.
"A paciência, como virtude, deve ser ativa e consciente. Para dotá-la de tais qualidades, é necessário estabelecer uma ordem no domínio das realizações, porque a elaboração de um plano há de preceder à condução paciente e inteligente do esforço que deve intervir em sua execução." Pedagogia Logosófica