O 5º ano amplia seus conhecimentos sobre “A minha fortaleza interna”
A turma do 5º Ano do Colégio Logosófico de Florianópolis participou de duas aulas com o tema: “A minha fortaleza interna”. Essas aulas foram planejadas por um conjunto de estudantes da Fundação Logosófica, que tiveram a iniciativa de estender parte dos estudos realizados, sobre as defesas mentais, às crianças do 5º ano do Colégio Logosófico. O objetivo dessa linda iniciativa foi de cada um ter a prerrogativa de criar dentro de si mesmo defesas. Mas defender de quem? Quem pode atacar o nosso interno?
A atividade iniciou-se com as seguintes reflexões: "Vocês sabem de que são feitas as fortalezas, muralhas ou fortes?"; "São feitos de materiais resistentes ou frágeis?"; "Que função estas fortalezas têm na história da humanidade e na atualidade?". Em seguida, assistiram a um vídeo de uma muralha histórica na cidade de Ávila, na Espanha, apreciando a grandeza daqueles muros imensos que protegiam cidades inteiras. Logo, refletiram: "Quais eram os objetivos de terem estas grandes muralhas?" e "Se vemos estas imagens podemos pensar que é fácil quebrar ou transpassar por esse muro?". Foi uma rica conversa com as crianças, que concluíram que as muralhas e fortalezas protegiam as pessoas dos inimigos que atacavam as cidades. Analogamente, se se pensa na mente, existe a necessidade de se construir uma fortaleza para defendê-la contra o mal. Tem inimigos dos quais é preciso se proteger? Qual material será usado para construir essa fortaleza interna? Que seja resistente como as muralhas dos fortes? As crianças concordaram sobre a importância dessa fortaleza interna para se defender dos inimigos que procuram afastá-las do bem. Conversaram que quando estão protegidos contra as ameaças, se sentem mais valentes para se defender. Viram que existem pensamentos de bem que defendem a mente do inimigo que quer atacá-la. Pensamentos de bem como a decisão, a valentia, a paciência inteligente, a colaboração entre os muitos valores que as crianças compartilharam.
Na semana seguinte, construíram um forte bem resistente, no qual cada um tinha um soldado que iria defender nossa fortaleza. Este soldado seria um pensamento de bem. Eles pintaram os seus soldados e deram um nome a cada um. Alguns dos soldados escolhidos para compor a fortaleza do 5º ano: valentia, paciência, força de vontade, empatia, colaboração, conhecimento dentro outros.
E você, que pensamentos soldados utiliza para se defender dos inimigos externos?
"Recomenda-se alistar na mente um número sempre crescente de pensamentos, constituindo-os em pensamentos-soldados, a cargo dos quais estará a defesa dela." da Pedagogia Logosófica