A turma do 5º Ano estuda sobre os “Rs of Sustainability”
As crianças do 5th Grade, durante as aulas de Science, estudaram sobre Rs of sustainability: Reduce (reduzir), Reuse (reutilizar), Recycle (reciclar), Rethink (repensar), Replace (substituir) and Refuse (recusar).
Em pequenos grupos, as crianças realizaram estudos sobre cada um dos Rs of sustainability, criaram cartazes e apresentaram para os demais grupos durante uma Science Class. Depois decidiram criar um mural para que outras pessoas pudessem ter acesso a essas informações tão importantes para nossas vidas.
Para finalizar os estudos, realizaram a leitura do livro paradidático, da National Geographic, Learning “Recycling Rules” (Regras de reciclagem) para entender como cada material é reciclado e perceberam que não é um processo fácil, que requer muitas etapas e pessoas envolvidas para que o material descartado no recycling waste bin (lixeira de reciclagem) chegue até uma recycling plant (usina de reciclagem) e se transforme em um novo recycled material. Para entender melhor todo esse grande processo, a turma foi convidada a realizar seu próprio recycled paper.
Começaram com a coleta de paper, identificando quais podem ser recycled e quais não. Depois fizeram uma força tarefa coletiva para cut the paper into small pieces (cortar o papel em pedaços pequenos). Logo, break down the paper with water(quebrar o papel com água) no liquidificador industrial. Por fim, despejaram a “massa” formada em uma grande bacia full of water (cheia de água), na qual submergiram os moldes e coletavam tal massa.
Quando os recycled papers secaram, realizaram testes para ver como os papers reagiam aos diferentes tipos de ink, marker, pen and pencil (tinta, marcador, caneta e lápis).
Após tais vivências, as crianças perceberam que é muito difícil para os materiais chegarem até as recycled plants e de fato sejam recycled. Viram por exemplo que, no Brasil, menos de 20% do plástico consumido e descartado é recycled; e não é um processo fácil de realizar. Constataram que a reciclagem deve ser a última opção de destino para os materiais dos objetos que descartamos, pois precisamos primeiramente de Rethink, Reduce, Recuse, Replace and Reuse.
"Devemos confiar num futuro melhor, num amanhã mais digno da espécie humana; mas esse amanhã deverá ser edificado com nosso esforço, com nossa inteligência e com a sublime aspiração de um destino superior." Pedagogia Logosófica