As turmas do Infantil 3, 4 e 5 aprendem em Lógica sobre a alavanca
No Laboratório de Lógica, a professora Kátia Marques desenvolveu um projeto sobre a "Alavanca" para as turmas do Infantil 3, 4 e 5 para elas poderem identificar e experimentar o mecanismo da alavanca e seus princípios, conhecer o cientista que descobriu esse processo e por meio destes conhecimentos realizar a analogia de como acontece esse mecanismo no mundo interno do ser humano.
Por meio de vídeos, as crianças viram que as alavancas são máquinas simples, capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo.
Depois experimentaram a alavanca em objetos do laboratório e identificaram que também existe esse mecanismo no próprio corpo: braço, perna, pescoço, dentre outros.
As crianças e a professora Kátia foram mais além, procuraram relacionar esses conhecimentos com o próprio mundo interno. Analogamente, refletiram que para conseguir avançar no conhecimento e saber mais, precisa-se de um ponto fixo, que é um apoio. Este ponto fixo deve ser firme e consistente como a verdade. Se o ser estiver apoiado em pontos imaginários ou na mentira, não se pode avançar e subir de nível de conhecimento.
"Existe [...] uma estreita semelhança entre o que acontece no mundo sideral e o que acontece em nosso mundo, porque todo o criado responde a uma evidente analogia." Pedagogia Logosófica