O 2º Ano aprende sobre a valentia
A turma do 2º Ano, das professoras Jaqueline da Silva e Vandisa Jessica Marques, realizou a leitura compartilhada do livro “Chico, o valente”, da autora Jaqueline Miotto Zolet.
Os alunos leram a história do Chico, um menino que tinha a ajuda da sua família para se tornar melhor um pouco a cada dia, porém em um certo dia como ele havia brincado e realizado muitas atividades na escola acabou ficando muito cansado e aí não conseguiu cuidar da sua casa mental, com isso acabou deixando um pensamento mandão se instalar na sua mente, este pensamento lhe trouxe alguns aborrecimentos, mas Chico com muita valentia conseguiu vencer este pensamento.
Assim, aprenderam que a valentia não é uma questão de força física, e sim de esforço e disposição para ser melhor um pouco a cada dia.
Em outro momento, cada criança confeccionou um boneco para lhe representar e puderam recordar de situações em que identificaram que já conseguiam exercitar a valentia, registraram a seguinte frase: “Sou valente quando...”.
Foram muitas superações registradas e coladas junto aos bonequinhos: “Sou valente quando consigo tirar um pensamento ruim da minha casa mental”, “Sou valente quando fico nervoso e consigo me acalmar”, “Sou valente quando tomo vacina”, “Sou valente quando me esforço para cultivar a atenção na aula e melhorar a letra”, “Sou valente quando faço silêncio, presto atenção e não choro”.
No Momento Cívico, as crianças compartilharam o aprendizado com as outras turmas do Colégio, quando precisaram também cultivar a valentia, para cada um fazer a sua parte. Respiraram fundo, acalmaram a mente e o coração, e fizeram uma bela apresentação!
“Comprove você mesmo, a cada dia, se em seus pensamentos, em suas palavras e em seus atos há maior valentia do que na véspera. Compreenderá, então, que ser valente é dar mostra de segurança pessoal. Daí, justamente, dessa segurança pessoal, surge o verdadeiro valor.” Pedagogia Logosófica