O pote de gratidão do 5° ano
Alunos do 5º Ano refletem sobre os motivos que têm para serem gratos
As crianças da turma do 5º Ano refletiram sobre o conceito de gratidão. Descobriram que para serem gratos precisam primeiro identificar o bem que está por trás de tudo o que existe. Quando realizamos esse movimento de identificação, surge o estímulo de fazer o bem, de corresponder de alguma forma esse bem aos demais. Refletiram que o bem não pode ser exclusivamente nosso, que podemos retribuí-lo ao recordar com gratidão, e corresponder de inúmeras formas.
Para concretizar essa conversa entre as professoras e as crianças, cada aluno teve a oportunidade de construir o seu “pote de gratidão” e colocar, dentro dele, os motivos pelos quais são gratos.
Aqui estão alguns dos motivos que eles registraram: "Ser grato à vida!", "Ser grato por tudo que a família faz por mim", "Demonstro a minha gratidão à minha mãe quando ela faz o jantar e logo que ela me chama, eu vou para a mesa jantar com minha família!", "Ser grato ao meu computador.", "Ser grato à escola e professores que me ensinam.", "Gratidão por estar fazendo um esporte que gosto.", "Gratidão pela natureza!" e muitos outros motivos que foram colocados no "Pote de Gratidão".
Como é importante a prática desse valioso conceito para a vida! Assim é possível ser merecedor de todo o bem que se recebe!
"Guarde perenemente em si um pensamento de correspondência ao bem que você recebe." Pedagogia Logosófica