4º e 5º Ano realizam avaliação colaborativa em "Language" e "Science"
A avaliação colaborativa passou a fazer parte dos trabalhos realizados em grupos nas turmas do 4º e 5º Ano nas aulas de Language e Science.
A proposta da avaliação colaborativa é articular a observação da teacher durante toda a execução do trabalho/projeto, a observação de si mesmo durante o trabalho/projeto e a participação ativa das crianças em seu processo de avaliação.
Antes de começar, a teacher informa quais são os aspectos que devem compor o trabalho, por exemplo, na confecção de cartazes sobre os human body systems (os sistemas do corpo humano) foram title (título), drawing of the system (desenho do sistema), function (função), organs (órgãos) e curious facts about the system (fatos curiosos sobre o sistema). E também são combinados, junto às crianças, quais são os valores e atitudes que precisam ser exercitados na execução do trabalho, por exemplo: collaboration (colaboração), effort (esforço), solution oriented (foco em soluções) e tolerance (tolerância).
Após a apresentação final dos trabalhos, os grupos realizaram a avaliação colaborativa junto à teacher. A teacher analisa com as crianças os trabalhos verificando se os aspectos como title, drawing and curious facts estão completos e também conta às crianças a observação que realizou dos grupos. As crianças contam sobre como foi a experiência de realizar o trabalho com o grupo, como foi pesquisar sobre esse tema, se conseguiram praticar os valores e atitudes que combinaram e o que observaram em seu mundo interno durante a realização. Algumas crianças optam por compartilhar essas reflexões com seu grupo e outras em compartilhar apenas com a teacher.
Logo, de forma conjunta, estipula-se uma nota final que represente todo o processo de realização de trabalho em grupo.
"Um fato ou um episódio poderá ser observado sem maior interesse, caso em que carecerá de importância ou, simplesmente, será esquecido; entretanto, se a atitude ao observar esse fato ou esse episódio é outra, é bem possível que surjam daí motivos vinculados com a própria experiência e saber, podendo-se extrair conclusões úteis." - Pedagogia Logosófica