Infantil 5 A e 5 B vivenciam o que aprenderam sobre os esportes no Centro Esportivo da USFC
Chegou o dia tão esperado para o Infantil 5 A e 5 B: a Saída de Estudos para o Centro Esportivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi uma experiência linda, de muitas superações e aprendizados desde a preparação, quando refletiram sobre quais virtudes poderiam levar e praticar nessa vivência. Animados pelo passeio de ônibus, escolheram um colega da turma para ser o seu companheiro de viagem, e chegaram ao local com muito entusiasmo. Fomos recebidos com muito afeto e alegria pela Cintia de La Rocha Freitas, Coordenadora do Centro Desportivo da UFSC, que nos convidou a visitar primeiro a área das piscinas, onde as crianças puderam observar atletas paralímpicos em treinamento. Essa importante observação, propiciou refletirmos que mesmo com algumas deficiências físicas, o ser humano é capaz de se esforçar e superar muitos desafios. Existem muitas diferenças entre nós, mas também temos muitas semelhanças nos valores, virtudes, dentre outras coisas; o que possibilita aprendermos uns com os outros quando estamos atentos e dispostos.
Depois visitamos a área do atletismo, onde o professor William preparou atividades para as turmas do Infantil 5A e 5B praticarem individual e em equipe. Tivemos três modalidades de corrida: com obstáculos, de bastão e corrida livre. Iniciamos pelo alongamento, aquecimento e concentração para seguirmos as orientações do professor para cada modalidade.
Culminamos esse lindo dia de aprendizados e troca de experiências com um delicioso piquenique e brincadeiras nas árvores e gramados da UFSC. Essa Saída de Estudos colaborou muito para vivenciarmos parte do que compartilhamos durante as pesquisas apresentadas pelas crianças sobre algum esporte. Especialmente sobre o cultivo de valores importantes na convivência e superação interna. Quantos estímulos ao bem estão sendo gerados neste projeto!
“E, se quiserem expandir a vida mais ainda, unam à própria alegria a alegria do semelhante. Unam o próprio esforço ao de outros e sentirão, assim, que sua vida ganha mais corpo, porque o que os demais sentem, por reflexo sentirão também.” Pedagogia Logosófica