Infantil 4 A aprende observando o amadurecimento das bananas
As professoras do Infantil 4 A levaram um cacho de bananas verdes em uma roda de conversa e perguntaram às crianças se poderiam comer aquelas bananas, logo as crianças responderam que não, pois estavam verdes. As professoras convidaram a todos a observar o amadurecimento das bananas e que acompanhassem para ver quanto tempo seria esse processo até elas ficarem na cor amarela. Uma criança pediu a palavra e manifestou: "Profe. meu pai já fez este experimento e levou cinco dias para amadurecer!". O início da observação iniciou na segunda-feira. Neste mesmo dia, durante o planejamento junto à turma, contaram os cinco dias no calendário e presumiram que as bananas estariam maduras na sexta-feira.
Chegou a sexta-feira, porém as bananas não haviam amadurecido! Desta forma, as crianças retornaram a contar quantos dias iriam levar para as bananas ficarem amarelas.
Durante a experiência constatou-se quantos estímulos foram oferecidos em uma atividade aparentemente simples, tais como desenvolver a percepção do tempo, conhecer os dias da semana, a observação constante, a paciência inteligente, a espera e a atenção.
Foi uma grata surpresa para as crianças ao chegarem um dia na sala referência e observarem que as bananas estavam maduras, as mudanças eram visíveis nas frutas e nas fisionomias das crianças, que acompanharam atentamente aquele processo, que durou 14 dias.
Por meio desta experiência comprovaram um ciclo da natureza, que não ocorre da noite para o dia, que necessita de um tempo e ambiente adequado para as mudanças, como acontece em muitos outros processos da Criação, que com uma observação atenta podemos extrair muitos ensinamentos para a própria vida. Outro aspecto muito importante que observamos, foi que, enquanto esperávamos a banana amadurecer, outras coisas importantes iam ocorrendo em nossas vidas, ou seja, mesmo que algo que queremos muito ainda não tenha acontecido, a vida continua com muitos outros momentos felizes de aprendizado.
"A paciência inteligente, como atitude mental, deve ser ativa por excelência. Enquanto se espera o resultado de uma gestão, de um processo de investigação ou de qualquer assunto que imponha um parêntese e interrompa o que se tenha em mãos, deve-se procurar, por todos os meios, assegurar o seu êxito efetuando os movimentos inteligentes que melhor contribuam para solucionar essa trégua ou interrupção." Pedagogia Logosófica