Aprenda com o 4º Ano como relacionar o plenário da Assembléia Legislativa com os pensamentos
Nas aulas de Geografia, o 4º Ano do Ensino Fundamental estudou sobre o município, como são eleitos os representantes de cada cargo, que é a cada quatro anos pela população, que tem direito a voto. Outro conhecimento importante foi sobre a administração do território brasileiro que é fundamentada na união de três poderes: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.
Para vivenciar um pouco do aprendizado, realizaram junto à turma do 5º ano uma Saída de Estudos até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história, o papel, a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Catarinense.
Entre as muitas coisas que aprenderam nesta oportunidade e marcou as crianças foi que é no plenário que os deputados, vetam ou aceitam uma lei ou projeto.
Logo, nas aulas de Ética, estudaram e fizeram a relação entre os pensamentos e o plenário da Assembléia, pois assim como os deputados possuem o poder de vetar ou aceitar uma lei ou projeto, nós também temos o poder de vetar ou aceitar um pensamento.
"Para isso, é imprescindível conhecer todos os recantos da mente; saber como atuam os pensamentos; aprender a movê-los dentro do recinto mental, fazendo-os atuar conscientemente e sem que jamais se apoderem da direção do ser, isto é, de seu governo interno. O homem deve ser dono de sua própria pessoa selecionando os pensamentos de sua mente, isto é, eliminando os que não servem e ficando com os melhores. Deste modo pode-se dar amplidão à vida e abrir um imenso campo de possibilidades superiores". Pedagogia Logosófica