Infantil 3 aprende sobre a suavidade
A turma do Infantil 3 está desenvolvendo o projeto intitulado: “Aprendendo a ser suave”, que tem como objetivo o cultivo de valores humanos no cuidado e respeito mútuos, o aperfeiçoamento de virtudes elevadas, tão necessárias para uma convivência feliz, harmoniosa e agradável com os colegas, familiares, amigos, professores e a todos à nossa volta.
Para iniciar o projeto, assistiram a um teatro de fantoches, sobre a importância de ser suave. Essa história foi inspirada no livro “Minhas mãos tão suaves como algodão”, de Adriana Melella e Daniela Castaño.
Ao final, cada criança recebeu um pedaço de algodão, para sentir e experimentar a sensação que ele traz ao ser passado na pele e relacionar com a suavidade, um grande valor que se pode cultivar. Depois foi entregue um pedaço de lixa, para sentir a textura e relacionar com o ser áspero que se pode ser quando não se está atento ao que está acontecendo internamente. As professoras junto às crianças refletiram sobre a importância de ser suave ao conviver com as pessoas ao nosso redor, ao falar, ao brincar, enfim, em todos os momentos se pode ser suave, fazendo com que a vida fique muito mais feliz!
Em seguida, desenharam o contorno das mãos das crianças em uma folha, e cada um colou algodão na sua mão desenhada, para sentir quão suave e delicada pode ser sua mãozinha para cuidar ou abraçar, ou mesmo, para pegar um brinquedo, respeitando os outros.
“(...) quando se fazem as coisas com tato, suavidade e firmeza, ninguém se ressente.” Pedagogia Logosófica