1º Ano comemora o aniversário da Sede da Fundação Logosófica de Florianópolis unindo o que tem aprendido sobre o Valor das Palavras
O tema anual do 1º Ano é "O valor das palavras". Para iniciarmos a exploração desse tema, pedimos às crianças que pensassem em palavras que representassem o Colégio, e elas manifestaram: afeto, aprender a ser feliz, professor, alegria, amizade, aprender a ser melhor, aprendizado e muito mais!..
Depois, combinamos de encaixá-las na palavra LOGOSÓFICO, formando um acróstico. Em seguida, entregamos um pedaço de papel para cada uma escrever uma letra que foi plastificada e pintada de preto posteriormente.
Em seguida, realizamos uma exposição da atividade, que foi um sucesso com as demais turmas. Cada criança que passava na exposição, pegava uma semente de Guarapuvu para raspar a tinta preta e descobrir qual letra estava escondida. Essa atividade foi recordada por dias pela nossa turma.
Devido às repercussões dessa atividade, surgiu a ideia de repeti-la em outro momento, mas com objetivos diferentes; seria para fazermos lembranças para o aniversário da sede da Fundação Logosófica de Florianópolis, dia 22 de abril, que completaria 44 anos na nossa cidade. Primeiro, recordamos das palavras que representam nossa querida Escola e explicamos que o que aprendemos sobre as virtudes, convivência e sobre o valor das palavras, também aprendemos na Escola de Adultos, chamada Fundação Logosófica. Ao final da conversa, entregamos um papel no formato de coração para cada criança escolher uma palavra, escrevê-la, para posteriormente pintá-lo e com uma semente de Guarapuvu presentear os estudantes de Logosofia no dia da comemoração do aniversário.
Todos esses movimentos reforçam o valor das palavras, pois guardam conceitos de grande força. Além disso, o que se diz, reflete o que há no interno de cada um.
"Por isso, a Logosofia tem ressaltado tantas vezes o valor da palavra. Chegará um dia em que se poderá dizer, com fundada razão, referindo-se a alguma pessoa, que esta vale muito porque tem um grande capital em suas palavras; porque ao expressá-las nunca enga- na; porque diz a verdade sem ferir, sem ofender, fazendo sempre o bem e deixando no ânimo de todos uma grata sensação de bem-estar." Pedagogia Logosófica