O Infantil 4 A está aprendendo e fazendo experimentos sobre as vogais de forma lúdica!
O Infantil 4 A iniciou de forma lúdica o aprendizado das vogais! Primeiramente, explicamos que uma vogal tem o mesmo som da própria letra e fizemos o movimento com a boca, por exemplo: O som da vogal "A" é “aaaaaaaaaaaaaa”, o som da vogal "E" é "eeeeeeeeeee”. Depois, contamos para as crianças que todas as palavras têm pelo menos uma vogal na palavra. Seguimos nossas tardes cantando a música do Grupo Triii: A,E,I,O,U, que faz movimentos corporais demonstrando as vogais.
Em seguida, começamos a fazer atividades com as vogais de forma visual, mas também muito estimulante e com as mãos procurando estas vogais. Começamos com a Vogal “A” com um caça ao tesouro na caixa de areia do Parque 2, onde as crianças tinham que procurar a vogal “A” enterrada na areia. Foi preciso muito esforço, muita atenção, concentração e paciência até chegar a sua vez. As crianças vibraram e pediam para repetir…
Para apresentar a vogal “E”, colocamos as duas vogais “A” e “E” misturadas dentro de uma caixa e explicamos para as crianças que íamos tirar com as mãos só uma vogal, e que se tirássemos a vogal “A”, iríamos devolver na caixa , pois a vogal que estávamos aprendendo desta vez era a “E”. Assim eles observaram as diferenças entre ambas.
E, chegou a vez de aprender sobre a vogal “I”. Em uma caixa de papelão colocamos areia dentro dela e deixamos fechada no meio da sala. As crianças ficaram curiosas para saber o que era aquela caixa. Quando viram que tinha areia, vibraram de alegria! Começamos a atividade recordando as vogais aprendidas anteriormente “A” e “E”,e que agora íamos aprender sobre a vogal “I” (mostrando as imagens das vogais). Logo em seguida, cada criança teve a oportunidade de procurar experimentando com as mãos a sensação da areia molhada e achar a vogal “I”. Cada vez que uma criança achava a vogal era uma alegria e falavam: “olha prof achei a vogal I”. Ao final da atividade, falamos iiiiiiiiiiiiiiiiiiii, para as crianças compreenderem que as vogais tem o mesmo som da letra, além de exercitarem a oralidade. Depois de finalizarmos a atividade com a vogal “I” cantamos a música A, E, I, O, U do grupo Tri para experimentar e reforçar o aprendizado de forma lúdica e por meio da música, além de exercitar os movimentos corporais e o gosto pela música.
Agora vamos dar seguimento aprendendo de uma forma muito estimulante a vogal “O” e “U”.
“Geralmente, quem começa a aprender o faz sem saber por quê; pensa que é por uma necessidade, por uma exigência de seu temperamento, por um desejo ou por muitas outras coisas, às quais costuma atribuir esse porquê. Mas quando começa a vincular-se com aquilo que aprende, vai despertando nele o interesse, ao mesmo tempo que se reanimam as fibras adormecidas da alma, que começa a buscar, chamando ao estudo, os estímulos que irão criar a capacidade de aprender.” Pedagogia Logosófica