O Infantil 5 B aprendeu algo novo com o poema "Guarda-Chuvas"
A turma do Infantil 5 B iniciou o ano letivo de 2022 com muita alegria e com muita disposição para aprender coisas novas. Em uma das atividades, as professoras leram o poema “Guarda-Chuvas”, de Rosana Rios. No poema tinham quatro guarda-chuvas, mas todos eles com algum defeito. Um emperrava ao abrir, o outro amassava e apareciam os ferros, tinha um que virava ao contrário e outro que era muito pequeno. De nada adiantava e ainda se molhava quando chovia.
Após a leitura, as docentes trouxeram algumas reflexões para as crianças: “O que será que poderia ser feito com esses guarda-chuvas?”, “Basta reclamar que nenhum funciona?”, “Caso saísse com eles, o que fariam?”
As respostas foram as mais variadas:
“Consertar, ué”, “Guardar o que está emperrado aberto”, “Fazer uma cabana usando os 4 para não se molhar”, “Tirar uma coisa errada e colocar uma certa”, “O guarda-chuva pequeno pode ser usado para se proteger do sol e não da chuva”, “Dar o pequeno para uma criança, “Fazer uma emenda dos 4 guarda-chuvas.”
Após as reflexões, as docentes perguntaram para as crianças se na vida delas acontecia isso também, quando tinham algum problema, elas ficavam apenas reclamando. Juntos docentes e crianças concluíram que na nossa vida muitos problemas e desafios aparecem, mas que nada se resolve se não pensamos e buscamos estratégias para mudar.
“Daí que a inércia mental seja a causa primordial da inibição da inteligência em sua função discernente, dificultando, assim, a livre expressão da vontade como força capaz de vencer as resistências e resolver as situações complicadas” (Pedagogia Logosófica)