O 4º Ano descobre um pouco mais sobre a história da cidade ao visitar o Museu Interativo do Sesc de Florianópolis
Em comemoração ao aniversário de Florianópolis, a turma do 4º Ano visitou o Museu Interativo do Sesc da cidade. Tivemos a grata oportunidade de descobrir um pouco mais de sua história, e também do prédio que hoje abriga o museu.
Durante a visita, descobrimos que o prédio era conhecido como “A casa de câmara e cadeia”, e que o edifício escolhido para sediá-lo fica ao lado do Palácio Cruz e Souza (antiga casa do Governo), localizado na praça XV de Novembro, um dos primeiros imóveis construídos para abrigar a administração pública da Vila de Nossa Senhora do Desterro.
Logo, vimos que o imóvel abrigou a Câmara Municipal até 2005, quando foi transferida para sua atual sede, localizada na rua Anita Garibaldi, no centro de Florianópolis. Assim, entre 2014 e 2018, o imóvel passou por um minucioso processo de restauro, visando à recuperação de suas características originais.
Também vimos que Florianópolis era um local de passagem, onde os navios vinham somente para reabastecer as embarcações e que o Mercado Público era bem pequeno e que ficava longe do mar, e somente mais tarde, foi transferido para mais perto da baía, onde se localiza hoje. Também vimos que a árvore da figueira foi trazida para a Praça XV somente em 1891 e que antes no lugar havia um lago.
Nesta visita, as crianças puderam aprender sobre as expressões típicas de Florianópolis, como por exemplo: “Mô quirido, Tu Dix?” entre outras, além de saberem que hoje em dia existem somente dois homens rendeiros, ou seja, que praticam o artesanato da renda de bilro. Também vimos algumas entrevistas de pessoas que contribuíram de certa forma para a história de nossa cidade.
Foi uma saída de estudos muito proveitosa para ampliar ainda mais os conhecimentos sobre a história da nossa cidade.
“Estude muito, e predisponha seu ânimo de forma que o estudo chegue a seduzi-lo tanto que você se entregue a ele com alegria.” - Pedagogia Logosófica