Science no 2º Ano do Ensino Fundamental
Durante o mês de março, nas aulas de Science, a turma do 2º Ano do Ensino Fundamental estudou as diferenças entre living e non living beings (seres vivos e não vivos), e perceberam que uma característica dos living beings é ter basic needs (necessidades básicas). Então, realizaram um experiment (experimento) para analisar quais são as basic needs dos pill bugs (tatu-bola). Para isso, foi necessário criar um mini ecossistema para poder analisar os pill bugs de perto.
Primeiramente, criaram o mini ecossistema com um pot (potinho), soil (terra), water in a piece of paper (água em um papel) e slices of apples (fatias de maçã). Colocaram três pill bugs e deixaram no Science Lab.
No outro dia, quando chegaram, observaram que tinha acontecido um acidente! O vento derrubou o mini ecossistema e os três pill bugs escaped (escaparam)! Mesmo vivendo esse imprevisto, as crianças se adaptaram e fizeram novamente o mini ecossistema, onde um novo pill bug foi inserido.
Foram realizados five days of observation (dias de observação), nos quais as crianças observavam e registravam em uma tabela. Também registraram hypotheses (hipóteses) sobre o que acreditavam que aconteceria no dia seguinte.
Finalizaram o experiment revisitando todos os registros, identificando as basic need do pill bug, devolvendo o pill bug à natureza e criando cartazes para expor nosso experimento para outras crianças e famílias do Colégio para aprenderem conosco.
Algumas das conclusions (conclusões) do experiment foram:
The pill bug não se alimenta de grandes alimentos, it eats small pieces of food from the soil (ele come pedaços pequenos de alimentos direto do solo).
The pill bug doesn't drink water from the piece of paper, it drinks water from the soil (O tatu-bola não bebe água do papel, ele bebe água direto do solo).
The pill bug needs space to live in (o tatu-bola precisa de espaço para viver), por isso foi devolvido à terra já que o mini ecossistema era um espaço muito reduzido.
The pill bug needs a shelter (o tatu-bola precisa de um abrigo), que é under the rocks (embaixo das pedras), para se proteger.
The pill bug sleeps. (O tatu bola dorme)
And the pill bug needs air to live, like all other living beings. (E o tatu-bola precisa de ar para viver, como os demais seres vivos).
No decorrer do caminho, houve vários eventos que fizeram a turma refletir o que de fato significa fazer um experimento:
- Será que só "deu certo" se tudo correr como o esperado?
- Será que conseguimos aprender, também, com os erros e acidentes?
- Será que seria possível seguir os passos do experiment sem esforço e colaboração de todo o grupo?
- Será que posso fazer um experimento sem acompanhar de forma paciente e observando atentamente? Ou esse comportamento colocará em risco o experimento e seus resultados?
Foi uma experiência que proporcionou muitos aprendizados para a vida, além do que esperávamos inicialmente. Que alegria!
“(...) o campo experimental é constituído pela vida mesma em todos os seus aspectos, bem como por todos os ambientes que possam oferecer ao homem a possibilidade imediata de levar o conhecimento à experiência, pela qual se confirma sua força e solidez, extraindo-se dela, ao mesmo tempo, o conhecimento que, por indução do próprio ensinamento, flui para o entendi- mento como elemento de inestimável utilidade para completar estudos e ampliar o raio de ação da inteligência.” Pedagogia Logosófica