O Infantil 4 A está aprendendo o que precisamos para fazer uma viagem
O tema do projeto anual do Infantil 4 A é “Quais descobertas, virtudes, atitudes e sentimentos preciso cultivar para uma boa convivência?”. Nosso projeto terá como partida fazer uma "viagem" a diversos estados brasileiros e observar o que podemos aprender com as diferentes culturas, pessoas e costumes para que possamos ter uma boa convivência. Iniciamos o projeto explorando a parte física para saber o que as crianças entendem por uma viagem e, partindo daí, ampliamos o seu entendimento trazendo outros aspectos, tais como: “O que precisamos levar dentro da mala para esta viagem?”, “Quais lugares já conheço e qual meio de transporte usei para viajar?”, “O que é necessário para chegar a determinado destino?”.
Iniciamos contando a história do livro “Até a volta, papai e mamãe!”, da autora Liara Sia Moreira Salles e, depois, fizemos uma roda de conversa, quando demos a oportunidade para as crianças trazerem suas vivências e compreensões sobre a narração da história. Várias crianças manifestaram que já viajaram para casa do vovô, da vovó, que foram para Concórdia, para a Itália, que foram de avião, de carro... Uma criança de quatro anos relatou: “meu pai está viajando a trabalho para Porto Alegre”. Observamos que as crianças já trazem alguns elementos sobre este conceito de viagem e, para dar continuidade à atividade, mostramos imagens de alguns itens que são necessários para uma viagem como: roupas íntimas, pijama, material de higiene, roupas de frio, de calor, calçados, entre outros, e enquanto isso, perguntamos para as crianças por exemplo, do que precisamos se chegarmos em um lugar que está frio? As crianças responderam: ”de roupa quente (casaco)”. E, se no lugar que formos tiver praias? As crianças responderam: ”roupas para banho e maiô”. Depois de refletir com as crianças sobre os itens que precisamos levar em uma mala para fazer uma viagem, entregamos uma folha e um kit com as imagens que mostramos e convidamos as crianças para colar em uma folha, os itens que eles gostariam de levar para sua viagem. Enfatizamos que não precisam levar todos os itens, que poderiam levar somente os que elas quisessem, e uma criança respondeu: “Eu vou levar todos, a minha mala vai bem cheia”.
Atividades como estas proporcionam que as crianças possam primeiro aprender partindo do físico, do visual, preparando as mentes para receber estímulos de outra natureza, cultivando a paciência, a atenção, o gosto pelo conhecimento, a observação, o respeito pelas diferenças para ter uma boa convivência, além de oportunidades para manifestar nas rodas de conversa e fazer escolhas.
“O conhecimento é uma das posses a que mais o ser humano deve aspirar, uma vez que a posse do conhecimento facilita a posse de tudo mais.” - Pedagogia Logosófica