Ensinar e aprender: uma experiência estimulante para o Infantil 5 A
O Projeto Criança e Professor, nomeado pelas crianças de “ensinar e aprender”, iniciou com a leitura do livro “Cada Um Tem Seu Valor”, da autora Maria Lúcia da Silveira, a partir da qual conversamos sobre as coisas que cada um de nós tem para ensinar e aprender. Então, conforme propõe a história, realizamos uma lista em que registramos no quadro, de um lado, o que as crianças já sabem ensinar, e do outro, o que gostariam de aprender.
Fomos então para a segunda e principal etapa do projeto: a experiência. Nessa etapa, buscamos propiciar o ensinar e aprender na prática e, para nos prepararmos para o que iríamos viver, iniciamos recordando com as crianças algumas virtudes importantes para cultivar enquanto se ensina ou aprende algo novo. Então, com os pensamentos organizados e com muito estímulo, começamos as “oficinas”! A proposta foi sendo realizada em etapas, de modo que, a cada semana, 2 ou 3 crianças tinham a oportunidade de exercitar a arte de ensinar, compartilhando com valentia, paciência e entusiasmo um pouco do seu conhecimento, enquanto as outras crianças, exercitando a arte de aprender, observavam e ouviam as instruções/informações do amigo com muita atenção e alegria pelo novo aprendizado.
Assim, vivenciamos momentos de prática de desenho (de um gato, passo a passo), dança, tênis, ginástica, basquete, artes marciais, contagem (até 200), contação de piadas, conhecimento dos números 1 à 10 em japonês e orientações de cuidado com os animais, todos previamente preparados pelas professoras que, em parceria com “os professores do dia”, e com a intenção de tornar a experiência mais estimulante, buscaram conciliar as oficinas com os parques e ambientes mais propícios, disponibilizando também recursos como cordas, tatame, bolas, música, etc.
Foi uma experiência muito feliz, que gerou inúmeros estímulos no interno das crianças, propiciando o cultivo de diversos valores e despertando o gosto por aprender e por ensinar, um movimento novo que proporcionou muita alegria, confiança em si mesmo, reflexões e, principalmente, vontade de ensinar mais! A admiração entre as crianças e o interesse por adquirir novos conhecimentos e habilidades foram evidentes e seguem presentes na turma, que tem aproveitado com mais atenção as oportunidades de ensinar e aprender que surgem no dia a dia.
A proposta encerrou com uma avaliação coletiva da experiência, mas os aprendizados e os vínculos que ela nos permitiu ampliar são eternos! E a reflexão que ficou foi: todos temos algo a ensinar e a aprender, e isso é muito bom!!!
Avaliação das crianças sobre o projeto/experiência:
“Gostei de ensinar e de aprender, mas o que mais me surpreendeu foi que eu descobri que gosto de ensinar e aprender.”
“Gostei de ensinar e aprender e eu aprendi que quando a gente ensina, a gente também aprende a fazer melhor aquilo.”
“Gostei de ensinar e aprender, porque pra ensinar precisa ter passos e eu gosto de passos. E para aprender precisa esperar a sua vez.”
“Porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo, ou, dito de outro modo, enquanto por um lado o ser aprende, por outro, aplica esse conhecimento a si mesmo e, ensinando a si mesmo, saberá depois como ensinar aos demais com eficiência.” Pedagogia Logosófica