O 2º Ano reflete sobre a vida e as necessidades básicas das plantas
As crianças do 2º Ano, junto às professoras Jaqueline da Silva e Edivane da Silva, estão estudando em Ciências e Inglês, com a teacher Laura Durão, como são as plantas. Em uma aula de Science, a teacher propôs para a turma realizar um experimento para avaliar como as plantas se comportam às variações de light (luz), water (água) e space (espaço).
Quando a teacher Laura começou a falar sobre a possibilidade de fazer o experimento deixando as plantas sem as necessidades básicas, as crianças perguntaram se as plantas não iriam morrer. Ao pensar nessa possibilidade, as crianças não gostaram da ideia de tirar a vida das plantas, sendo que “são seres vivos”. Algumas crianças manifestaram: “Mas se já sabemos o que pode acontecer, porque vamos arriscar a vida das plantinhas?”, “Ela é um ser vivo, e seres vivos têm vida, teacher’, “Se a gente não dar água, luz do sol e espaço ela morre. E antes ela estava vivendo sua vida tranquila lá no pátio”, “Mas se a gente experimentar com elas a gente vai saber como cuidar melhor delas, né teacher? Acho que não vai fazer mal fazer o experimento”, “Eu não gostei da ideia de deixar elas morrerem”, “Eu acho melhor a gente fazer o experimento só com a parte que a gente ajuda a planta com as basic needs”.
Depois de ouvir as colocações da turma, a teacher Laura explicou que havia se expressado de maneira equivocada, pois não iriam realizar o experimento com as plantas vivas e sim com sementes que apesar de carregarem uma planta em seus interiores, ainda não possuem uma vida ativa. Depois de escutarem com atenção as considerações da teacher ficaram aliviadas e expressaram esse movimento de forma corporal e verbal, alguns até falaram que ficaram felizes em saber que com o experimento poderiam dar vida a novas plantas.
“Educar para a vida é considerar, como um de seus fins primordiais o aperfeiçoamento de tudo quanto esteja compreendido na existência do ser humano.” - Pedagogia Logosófica