Afinal, o que é um superpoder? Será que nós, seres humanos, temos superpoderes? Quais seriam eles? E, o mais importante como pode usá-los para fazer o bem?
As turmas do Infantil 2 da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental estão explorando esse tema de maneiras diferentes.
A turma do Infantil 2 embarcou em uma jornada fascinante para desvendar o que realmente significa ter um superpoder. A aventura começou com a leitura do livro “Os superpoderes de Jorge”, de Tábata Duarte Lage Cazorla, com ilustrações de Elisa Martins.
O livro serviu de ponto de partida para as rodas de conversa e reflexões. As professoras incentivaram as crianças a refletir sobre as atitudes e comportamentos do personagem. O objetivo foi fazer com que os pequenos olhassem para si mesmos, reconhecessem seus próprios superpoderes e aprendessem a usá-los para ajudar a si mesmos e aos outros.
O projeto foi além da sala de aula, convidando as famílias a participarem ativamente. As professoras pediram que os pais registrassem e compartilhassem momentos em que a criança demonstrava superação, registrando em um caderninho, cultivando assim seus superpoderes. Para encerrar a experiência, as crianças e as professoras compartilharam os bilhetinhos de superação recebidos das famílias. Eles também criaram um “Jorge de retalhos”, um boneco simbólico que serviu para reforçar a ideia de que a cada pequeno esforço, as crianças podem se superar e desenvolver seus verdadeiros superpoderes, como: Superação, amizade, afeto, esforço, respeito, paciência.
Já a turma do 2º ano do Ensino Fundamental está aprofundando o conceito de forma mais ampla em um projeto trimestral. O foco é o esforço. As professoras observam os momentos em que cada aluno se esforça para realizar uma tarefa, mudar um pensamento, uma atitude, ser respeitoso, mais colaborador.
Juntos, eles constroem um mapa mental e fazem anotações sobre os pensamentos por trás de cada situação observada. Eles, então, refletem se a atitude pode ser considerada um superpoder ou não.
No final, ambas as turmas estão descobrindo que ser um super-herói de verdade é ser colaborador, ser um verdadeiro amigo e respeitar a si mesmo e aos outros. Esse é um poder que reside dentro de cada um de nós, esperando para ser cultivado e compartilhado com o mundo, e que vem sendo estimulado desde a Educação Infantil e dando continuidade no Ensino fundamental.
“Concentre os afãs de sua vontade no grande objetivo da vida, que é a superação, o aperfeiçoamento. Esse objetivo é o incentivo que deve impulsioná-la em todos os momentos de seu existir.” Pedagogia Logosófica