As turmas do Infantil 4 embarcaram em uma jornada cheia de significado por meio do projeto “A Casa”, que começou com a leitura do livro “Os Tipos de Casa”, de André Santos da Rocha e Pedro da Poian Chaloub. A leitura despertou a curiosidade das crianças, que puderam visualizar os diferentes tipos de habitação e refletir sobre o que compõe uma casa.
Durante uma roda de conversa, surgiram perguntas que incentivaram a participação ativa e o raciocínio das crianças:
– Que partes compõem uma casa?
– Para que serve cada parte da casa?
– Podemos dormir em qualquer cômodo da casa?
As respostas foram espontâneas e encantadoras. Uma criança comentou: “Prof, eu moro em uma casa!” e outra acrescentou: “Eu moro em um edifício!”. Momentos como esse enriqueceram o desenvolvimento da oralidade e da escuta ativa, cultivando valores como o respeito ao outro, a paciência para esperar a vez de falar e a coragem para se expressar diante do grupo.
Com a colaboração das famílias, as crianças foram convidadas a construir maquetes representando os cômodos de uma casa. As apresentações foram momentos de muita alegria e aprendizado, nos quais os alunos compartilharam seus conhecimentos com generosidade, compreendendo que o saber ganha ainda mais valor quando é dividido.
Mas o projeto foi além das paredes físicas. As professoras fizeram uma analogia entre a casa física e a “casa mental” de cada um – nossa mente. Assim como cada cômodo tem uma função e precisa ser bem cuidado, nossos pensamentos e sentimentos também precisam ser organizados e cultivados com atenção.
A proposta contribuiu para o fortalecimento da consciência individual, estimulando as crianças a cuidarem de sua organização interna desde cedo.
Como nos ensina a Pedagogia Logosófica:
“Quando uma imagem provém da realidade, a criança associa rapidamente esta imagem às suas vivências, fato este que lhe confere a lucidez mental necessária para observar o que acontece em seu próprio interno.”
Aprender sobre a casa, neste projeto, foi também aprender sobre si.