Durante as tardes no Colégio Logosófico de Florianópolis, as crianças do Infantil 4A mergulharam em um projeto especial inspirado por uma tradição local: a pesca da tainha.
Tudo começou com uma música ouvida em sala. Curiosas, as crianças se encantaram com o tema e as professoras aproveitaram o interesse para ampliar os conhecimentos da turma. Com o apoio da professora Gisele, de Musicalização, construíram uma canoa de papelão, assistiram a relatos de pescadores e encenaram um teatro musical colaborativo. A atividade envolveu habilidades motoras, expressão artística e, principalmente, o cultivo da paciência, da cooperação e da escuta.
Mas a proposta foi além. No Colégio Logosófico, as crianças aprendem que aprender também é um ato de generosidade. Como diz o autor da Logosofia:
“Aprender generosamente significa, também, abrir o coração para a verdade que se manifestou nele; e quando se aprende generosamente, também se ensina generosamente.”
Inspiradas por essa reflexão, as crianças compartilharam o que aprenderam com os colegas em um dos nossos “Momentos Cívicos” encontros quinzenais em que as turmas transmitem aos demais aprendizados vividos.
E a generosidade se multiplicou: durante o Encontro Família-Escola, que acontece mensalmente, as crianças também apresentaram a vivência para seus familiares, mostrando que o conhecimento, quando repartido com alegria e sentimento, alcança novos corações.
Foi uma experiência rica e cheia de sentido que uniu cultura, criatividade, convivência e valores elevados. Uma verdadeira pesca de saberes e sentimentos.