As crianças que estudam no período vespertino tem a oportunidade de participar nas manhãs no Colégio Logosófico de um enriquecedor aprendizado prático e conceitual na Oficina Extracurricular de Desenho. A atividade, que conta com a participação de alunos do Infantil 5, 1º e 3º anos do Ensino Fundamental, visa não apenas desenvolver habilidades artísticas, mas, principalmente, cultivar valores como o respeito, a observação ,a paciência ,a generosidade e a busca constante pela
superação individual e coletiva.
Recentemente, a professora Cláudia, responsável pela oficina, propôs uma dinâmica de Desenho de Observação utilizando um vaso de flores colocado ao centro de uma mesa. Com as crianças dispostas em diferentes posições ao redor do objeto, a
orientação era clara: observar atentamente a parte do vaso que estava ao alcance da sua visão e representá-la no papel.
A partir dessa simples disposição, a professora lançou a pergunta: “Estamos todos vendo a mesma coisa? Todos os desenhos ficarão iguais?”.
Prontamente, as crianças chegaram a importantes compreensões: “Não, professora, cada um de nós está vendo um lado do vaso, estamos sentados em lugares diferentes e tem folhas e flores que não aparecem em todos os lados.”
A conclusão do grupo reforçou um dos pilares da pedagogia logosófica: o estudo, o pensar e a prática no coletivo. Os alunos perceberam a necessidade do olhar e do desenho de todos para que se pudesse ter a imagem completa do vaso, evidenciando a importância da contribuição individual para o resultado no coletivo.
Além disso, a diversidade de traços, idades e o tempo de dedicação à aula de desenho (treino e exercício) levaram à reflexão sobre a superação individual. A mensagem final foi de estímulo: “Façam o melhor que puderem, seus esforços irão contribuir com todo o conjunto e todos nós iremos nos beneficiar.”
Nesta oficina, cada criança é incentivada e tem a oportunidade de expor suas compreensões, permitindo que a turma amplie conhecimentos e visões sobre si e sobre o outro, cultivando valores fundamentais para a vida em sociedade e reforçando
o compromisso do Colégio Logosófico com o desenvolvimento integral dos seus alunos.
“É conveniente escrever, em ordenadas anotações, as impressões que recolher, assim como as apreciações sobre o que observar diariamente, já que depois elas haverão de servir-lhe para formular valiosas reflexões.” Pedagogia Logosófica