Crianças do 5º Ano produzem radionovelas para as aulas de Geografia

Durante o estudo sobre os meios de comunicação no Brasil, os alunos do 5º Ano descobriram que foi na década de 20 que o rádio, considerado um meio de comunicação de massa, começou a ser utilizado em no país. Eles também aprenderam que o seu apogeu foi na década de 30, considerada a Era de Ouro do Rádio, quando famílias brasileiras ouviam as radionovelas como entretenimento.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento, relacionar o antigo com o atual e renovar os estímulos para a prática da leitura, foi proposta a seguinte atividade: escolher um livro da Sala de Leitura e produzir uma radionovela.

As crianças realizam a escolha do livro semanalmente, e como é a última turma do Colégio, a maioria dos livros já foram lidos, mas agora a escolha tem outro objetivo: uma literatura adequada para a realização da atividade. Assim, o livro que já havia sido lido transformou-se em novo diante do desafio!

Como forma de preparo, a turma ouviu duas radionovelas para compreender os elementos que a compõem, como por exemplo, a sonoplastia.

As crianças ficaram muito estimuladas com a atividade! Inclusive contaram com a colaboração de amigos e familiares para narrar, serem personagens e fazerem a sonoplastia. Foi uma excelente ideia de atividade para realizar em casa e exercitar a criatividade!

“Eu não sabia que existia radionovela, e foi muito divertido fazer. Agradeço a colaboração da minha família.” (Breno, 11 anos)

“Foi muito legal, e a minha mãe teve que realizar esforço também. Foi uma responsabilidade muito grande não errar as palavras.” (Joana, 10 anos)