Aprendendo Juntos: A Experiência Colaborativa com a Bandeira do Brasil no Infantil 5

Para aprender sobre a Semana da Pátria de forma signficativa, as turmas do Infantil 3 e Infantil 5 se uniram em uma atividade inspiradora. Juntos, eles confeccionaram uma bandeira gigante em papel pardo, explorando o simbolismo de
suas cores de um jeito diferente e criativo.

As crianças do Infantil 5 aprenderam sobre as cores da bandeira do Brasil, mas focaram na cor verde. Elas desenharam no espaço da cor verde, elementos que representam a natureza, como árvores, animais, matas e paisagens, refletindo sobre a
importância da preservação ambiental e o que a cor verde simboliza para o Brasil.

Enquanto isso, as crianças do Infantil 3, que estão aprendendo sobre pedras preciosas e sobre a pátria, trouxeram seus conhecimentos para a atividade. Elas compartilharam com os colegas do Infantil 5 suas pesquisas sobre o nome das pedras,
onde são encontradas e suas características. Em um momento de colaboração e união entre os saberes, as duas turmas se reuniram para que as crianças do Infantil 3 colassem imagens das pedras preciosas que pesquisaram no espaço da cor amarela, adicionando um toque de brilho e conhecimento à bandeira.

Essa atividade mostrou uma nova perspectiva sobre a bandeira nacional, indo além da simples pintura. As crianças foram incentivadas a pensar sobre a conexão entre os símbolos da pátria e a natureza da qual fazemos parte, compreendendo a
bandeira como uma representação viva de nosso país. As professoras questionaram: “O que será que cada parte da bandeira pode nos inspirar?”, e as respostas, que vieram na forma de desenhos e pesquisas, demonstraram a profundidade do aprendizado e a formação de um conhecimento consciente.

A iniciativa não apenas mostrou o que podemos aprender sobre a bandeira do Brasil, mas também promoveu a troca de conhecimentos, a colaboração entre as turmas, a importância de irem compreendendo que também fazem parte da natureza,
a importância de valorizar o que temos em nosso pais e que fazemos parte dele e a conscientização sobre a importância do meio ambiente de uma maneira inovadora e envolvente.

A turma do Infantil 5 foi mais além. Em uma roda de conversa, as professoras questionaram: “De que forma podemos ser gratos ao nosso país?” e “Quais atitudes e virtudes podemos cultivar para expressar essa gratidão?”.

As respostas, repletas de sensibilidade e consciência, mostraram que a gratidão pelo Brasil começa com atitudes simples no dia a dia. As crianças entenderam que o amor pela pátria se manifesta no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas.
Entre as ideias compartilhadas, destacam-se: “cuidar dos animais”, “cuidar das árvores” e “não jogar lixo no mar, na natureza e nas ruas”.

Além disso, a gratidão se estende ao respeito pelo próximo, como evidenciado pela fala “ensinar que não devemos empurrar quando alguém faz isso”, o que reflete a capacidade de observar e de se relacionar com o outro de forma respeitosa e consciente.

Essas pequenas falas nos lembram de que a gratidão ao nosso país está ligada à forma como tratamos a natureza e como nos relacionamos uns com os outros, construindo um amor pela pátria que se manifesta no individual e se reflete no
coletivo.

“A admiração consciente e o respeito pela Criação, da qual o homem é, ao mesmo tempo, parte e súdito, hão de inspirar-lhe o respeito e a consideração que ele deve a seus semelhantes, por ser isto sua consequência lógica”. Pedagogia Logosófica