Para aprender na prática sobre a estação do inverno, o que vestimos e comemos, a turma do Infantil 2 A participou de uma atividade especial e “quentinha”: a culinária de um delicioso chocolate quente.
As crianças se tornaram pequenos chefs e, com muita paciência e sob a orientação das professoras, colocaram a mão na massa. Elas observaram a transformação do chocolate, que de sólido se tornou um líquido cremoso, e colaboraram em cada detalhe, como medir as quantidades de leite, chocolate e mel. A surpresa foi geral ao verem o resultado acontecer na panela.
Com os sentidos aguçados, aprenderam sobre os cheiros doces que invadiram a sala e as diferentes cores dos ingredientes e suas quantidades. Essa experiência multissensorial permitiu que as crianças entendessem, na prática, como as coisas funcionam e que podemos aprender de forma divertida.
No final, o resultado foi mais do que um delicioso chocolate quente. Foi à certeza de que o aprendizado pode ser uma experiência prazerosa, mostrando que conceitos como paciência, observação e colaboração podem ser compreendidos pelas crianças de um jeito doce e divertido.
No colégio, priorizamos a alimentação saudável, por isso utilizamos ingredientes selecionados, e agora compartilhamos a receita com vocês.
Ingredientes
- 1 litro de leite (integral ou vegetal sem açúcar)
- 6 colheres de sopa de cacau em pó 100%
- 4 a 8 colheres de chá de mel (ou a gosto)
- 1 pitada de sal
- Opcional: canela em pó e extrato de baunilha
Modo de Preparo
- Misture o cacau, o mel e 2-3 colheres de sopa de leite em uma panela até formar uma pasta.
- Adicione o restante do leite, o sal e a canela (se for usar), mexendo sempre.
- Leve ao fogo médio-baixo e cozinhe, mexendo, até começar a soltar vapor.
- Para engrossar, dissolva 4 colheres de chá de amido de milho em 8 colheres de sopa de leite frio e adicione à panela, mexendo por 1-2 minutos.
- Desligue o fogo, misture a baunilha e ajuste o mel se necessário. Bata com um batedor ou mixer para criar espuma.
“A paciência há de ser uma das virtudes que mais deve ser cultivada, por ser ela a que cria a inteligência do tempo.” Pedagogia Logosófica