A experiência da Plenária de Florianópolis, um verdadeiro trabalho em equipe!

No Colégio Logosófico em Florianópolis, o corpo docente viveu recentemente uma linda experiência que representou amplamente o valor do “Trabalho em Equipe”.

 

O início da experiência iniciou em uma das reuniões de Capacitação Docente que acontecem às quartas-feiras pela manhã, quando a Direção do Colégio manifestou que teríamos a oportunidade de coordenar uma plenária para as demais Unidades do Colégio Logosófico no mundo. 

 

O tema foi definido por todo o conjunto, uma necessidade que despertou no interno de muitos, quando uma professora fez a seguinte pergunta: “Quando começa a nossa formação logosófica, do ser humano biopsicoespiritual que está ali com as crianças?” Conversamos um pouco e decidimos que apresentaríamos sobre a “Formação integral do professor”, do que vivemos e experimentamos no nosso Colégio à luz da Pedagogia Logosófica.

 

Elegemos 7 subtemas relacionados à formação integral do professor: Aproximação ao Colégio; Ambiente do Colégio Logosófico; Capacitações Docentes; Elementos Logosóficos; Revisão de Conceitos; Cultivo de Valores e Seleção dos pensamentos e sentimentos.

 

Durante as capacitações cada grupo de um subtema estudou, trocou compreensões, compartilhou experiências e resultados, escreveram juntos o que gostariam de compartilhar e a partir desse grande estudo coletivo, surgiu a nossa plenária.

 

Que alegria geraram os ensaios, em um ambiente de tanto afeto e estímulos para cada um se superar. Sentimos que foi uma rica oportunidade para nos conhecermos ainda mais internamente.

 

No dia da apresentação da plenária, o ambiente estava vibrante, de muitas alegrias, e o sentimento de gratidão estava tão presente, quando pudemos constatar quantos bens recebemos dessa querida escola, o Colégio Logosófico!

“[…] a arte de ensinar é muito diferente da arte de aprender. Efetivamente, tratando-se do conhecimento transcendente, que guia para o aperfeiçoamento, não se pode ensinar o que se sabe se, ao fazê-lo, não for refletida, como uma garantia do saber, a segurança que cada um deve dar com seu próprio exemplo.” Pedagogia Logosófica