O infantil 3A cultiva segredinhos que ampliam as amizades.

A turma do Infantil 3A do Colégio Logosófico de Florianópolis, realizou durante as tardes a leitura do livro “Segredinhos para Ampliar as Amizades”, da autora Jaqueline Miotto Zolet. O objetivo pedagógico dessa atividade foi cultivar valores essenciais, como o cuidado mútuo, o reconhecimento como parte de um grupo, a valorização das amizades como oportunidade de aprendizado e enriquecimento, e a compreensão de que a diversidade de virtudes de cada um contribui para o crescimento de todos.

A leitura do livro foi realizada em três momentos distintos, permitindo que as crianças observassem a importância de cada “segredinho” e se identificassem com as experiências da turma narradas na história.

Durante a leitura, a professora fez uma intervenção: “Olhem só! É uma turma como a nossa!”. Essa observação ajudou as crianças a se verem representadas no conjunto de personagens do livro. Algumas crianças expressaram seu interesse, perguntando: “Profe, quem sou eu na turma do livro?”.

Em uma tarde, ao finalizar a leitura, realizamos uma roda de conversa muito estimulante. Perguntamos a cada criança qual seria o “segredinho” que ela gostaria de cultivar para tornar as tardes na escola mais felizes. Todos tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos. Em seguida, criamos um momento para que cada um registrasse individualmente o segredo escolhido em uma folha, transformando-o em um registro especial.

Nos dias que se seguiram, trouxemos os registros para a nossa roda. Com o auxílio da professora, cada criança pôde olhar seu desenho e recordar o segredinho escolhido.

O valor da atividade ficou evidente em uma situação no parque: uma criança estava chateada por não poder brincar com os amigos em uma brincadeira quando um colega interveio e disse: “Profe, ele esqueceu o segredinho!”. Essa atitude demonstrou, de forma espontânea, como a turma estava se esforçando para colocar em prática seus segredos, buscando criar mais amizades de maneira real e feliz.

Nos dias seguintes, confeccionamos um painel com os registros de cada criança, expressando o “segredo” que iriam cultivar. Ao levantar o registro para ver o que estava escondido, encontram-se as palavras que cada criança manifestou como seu propósito de esforço e superação. Alguns dos “segredinhos” registrados foram: “Cuidar dos amigos”, “Não bater nos amigos” e “Fazer as coisas direitinho”.

O painel ficou exposto na sala, transformando-o em um recurso visual permanente para ajudar na recordação dos propósitos de superação, tanto em conjunto quanto individualmente.

“ Todo gesto generoso, todo oferecimento de ajuda, até nas coisas mais simples, cultiva a simpatia e desperta sadias reações de amizade e sinceridade. “ Pedagogia Logosófica