A turma do Infantil 1 tem explorado de forma lúdica as cores primárias. Guiadas por um planejamento sensível e inspirador, as professoras planejaram uma atividade única que transformou um simples rolo de macarrão em um pincel. A cada gota de tinta que caía no papel, o fascínio nos olhos das crianças era visível ao verem as cores se misturarem e formarem um arco-íris.
A espontaneidade de uma criança de um ano e meio, ao manifestar: “Meu papai usou um rolo de macarrão para fazer pãozinho, e eu ajudei”, demonstrou seu gosto por colaborar e aprender.
Essa proposta pedagógica, de forma lúdica, destaca a importância de um saber integral e não meramente conceitual. É no ato de fazer, na vivência e na experimentação, que as crianças não apenas aprendem, mas também despertam sua própria capacidade de sentir, criar e observar para que futuramente possam ensinar aos demais.
Ao proporcionarmos atividades como esta, estamos abrindo caminhos para que as crianças construam sua própria jornada de aprendizado, cultivem o interesse e a alegria de aprender e ensinar.
“Porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo, ou, dito de outro modo, enquanto por um lado o ser aprende, por outro, aplica esse conhecimento a si mesmo e, ensinando a si mesmo, saberá depois como ensinar aos demais com eficiência”. Pedagogia logosófica