Feira do Conhecimento: Compartilhando Saberes

No sábado, dia 23 de agosto, vivemos um momento muito especial! Para continuar as comemorações do Dia Internacional da Logosofia, que celebramos no mês de agosto, realizamos nossa Feira do Conhecimento.

Neste Sábado letivo, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, tiveram a oportunidade de compartilhar, de forma altruísta, tudo o que aprenderam no primeiro semestre. A Feira também contou com a participação dos professores de Lógica, Educação Física, Musicalização, Inglês.

Os projetos estavam incríveis! Tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos das turmas que aprendem de forma significativa, com muitas produções das crianças, onde elas colocaram a mão na massa e por meio de perguntas como:

  • “Temos um tesouro que não pode ser comprado, apenas cultivado. Que tesouro é esse?”
  • “Nossos pensamentos podem ser comparados à nossa casa. Que tipos de moradias físicas existem e como os cômodos são distribuídos? Deixamos qualquer pessoa entrar em nossa casa? E na nossa mente, quem é responsável por deixar os pensamentos entrar? Que pensamentos queremos que entrem: os bons ou os ruins”?
  • “Como podemos ensinar as crianças com os meios de transporte? O que podemos aprender com eles?”. Será que podemos usar os meios de transporte e fazer analogias de como podemos nos mover sem ser somente a parte física? Neste projeto dos meios de transporte, houve até um ponto de ônibus com a rua das virtudes em movimento.
  • O projeto dos óculos do Invisível nos trouxe várias reflexões: “Podemos enxergar somente com os olhos físicos, ou o que está dentro de nós pode ser visto/ sentido de outra forma? Que forma?” Esses foram apenas alguns dos projetos e atividades compartilhados.

Foi um momento de muita troca, aprendizado, dança e movimento, onde pudemos compartilhar com as famílias, amigos, professoras e convidados o que foi aprendido.

“Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar; mas nunca se deverá exceder nessa generosidade, pretendendo ensinar sem antes ter aprendido.” Pedagogia Logosófica.