O Ciclo da Vagem: Aprendizado e Paciência no 2º ano

Na atividade de ciências, as crianças do 2º ano vespertino estão estudando sobre as plantas. Para complementar o aprendizado, fizemos um convite muito especial a um estudante de Logosofia e agrônomo, o Sr. Artêmio.

Ele veio nos ensinar sobre o processo do plantio da vagem, o que precisamos para cultivá-la e como a natureza nos inspira a aprender com ela. Com muita generosidade, o Sr. Artêmio complementou de forma prática o que as crianças já haviam estudado em sala de aula com as professoras.

Ao longo dos dias e semanas, as crianças tiveram a oportunidade de observar o crescimento da vagem, acompanhando cada fase: desde a semente, a mudinha, até o surgimento dos brotos.

Foi um aprendizado não só sobre o plantio, mas também sobre a inteligência da natureza e como podemos relacionar esse processo com a natureza humana.

Além do conhecimento curricular, as crianças também aprenderam que, enquanto esperam a vagem crescer, podem usar a paciência de forma inteligente, realizando outras atividades.

 As crianças fizeram a colheita das vagens e levaram uma porção para compartilhar em casa. Com a ajuda da família, transformaram as vagens em deliciosas culinárias! Ao relatarem suas experiências em sala de aula, pudemos ver de perto o conceito que tanto valorizamos aqui no Colégio: a generosidade de compartilhar com os outros o que aprendemos.

 “A Natureza é sábia e contém o néctar da Sabedoria. É a primeira mestra do ser humano”. Pedagogia Logosófica