Turma do 3º Ano realiza apresentação típica da região de Florianópolis
Encerrando o projeto Florianópolis: Meu olhar, Meu lugar, o 3º Ano apresentou no sábado letivo a coreografia do Pau de Fita. As professoras Patrícia Portela Neves e Débora Cordioli Machado elaboraram uma coreografia adaptada para a faixa etária das crianças, com o objetivo de compartilhar com as famílias essa tradição tão forte em Florianópolis, que representa muito bem a cultura do povo açoriano, um dos primeiros a chegar na cidade.
O Pau de Fita é uma tradição que comemora o renascimento das árvores. O primeiro movimento é conhecido como preparação da terra para o plantio da árvore. No segundo movimento os dançadores cruzam as fitas, que significa a escolha da semente. No terceiro movimento inicia-se a semeadura. No quarto já se percebem as tranças que simbolizam as raízes. Quando o mastro fica totalmente coberto pelas tranças, é realizada a destrança. Nesse processo todo, as crianças simbolizam as folhas da árvore. Quando termina o movimento executado o mastro é transformado simbolicamente em uma belíssima árvore.
É com gratidão que o 3º Ano encerra este importante projeto que enriqueceu a todos com a descoberta de conhecimentos significativos sobre Florianópolis e o povo açoriano.
“Recordar o bem recebido é tornar-se merecedor de tudo o que amanhã nos possa ser oferecido.” Pedagogia Logosófica